quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quando fazer um Treinamento?

Nas organizações é essencial capacitar, desenvolver, integrar e estimular as pessoas. E é através do treinamento que são dadas a essas pessoas o conteúdo necessário para que elas se tornem mais habilitadas a trabalhar de forma mais inteligente. 

O treinamento é uma ferramenta utilizada pelo gestor para promover melhorias de resultado na sua equipe ou melhorias de desempenho organizacional. Portanto, espera-se desenvolver nos participantes a habilidade de desempenhar uma determinada tarefa com desenvoltura e segurança. Vale ressaltar que, um bom treinamento demanda profundidade e dedicação por parte daquele que irá ministrá-lo, pois do contrário ele pode representar perca de tempo, dinheiro e energia.

Nesse sentido, para obter bons resultados se faz necessário pensar, planejar, desenvolver e avaliar. A avaliação é a melhor forma de saber se você obteve os resultados desejados, e de caso não os tenha alcançado possa identificar as falhas desse processo e refazê-las. 

É extremamente importante realizar uma pesquisa para levantar as necessidades e objetivos a serem atingidos. Ouvir os gestores, os colaboradores em geral... é na escuta que se obtém as maiores necessidades a serem trabalhadas. Só assim é possível montar um bom treinamento que atinja as expectativas, contribuindo com os resultados, melhorando o clima interno, contribuindo com a inovação e com diferenciais competitivos.

Todo treinamento é feito para produzir mudanças, mas é preciso estar atento que as pessoas são diferentes e algumas podem precisar de apoio individual após o treinamento. Isso não deve ser visto como um problema, mas como parte de todo o processo. Lidar com mudanças, transformações rápidas e profundas não é uma tarefa fácil e a efetividade dessas mudanças se deve a um treinamento bem realizado.

Portanto, cuidado ao pensar no treinamento como uma simples tarefa ou palestra motivacional; a sua real necessidade se deve geralmente a implantação de projetos e desenvolvimento de competências.


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