terça-feira, 26 de julho de 2011

Assistente Social

O profissional denominado Assistente Social atua na realidade social através do atendimento de demandas, elaboração de pesquisas e construção de propostas que visam o atendimento às necessidades sociais da população. A associação da “moça boazinha” ao profissional de Serviço Social se deve ao senso comum de que a  ajuda e o cuidado do outro são atribuições da figura feminina.

O trabalho não se restringe à pobreza. No entanto, a realidade social e econômica do país faz com que o trabalho deste profissional esteja em grande parte ligado a população mais empobrecida da sociedade. Mas o assistente social atua na busca da efetivação de direitos, atingindo toda a população.

É uma profissão que atua no campo das políticas sociais, entre estas, a da Assistência Social. Se opõe ao assistencialismo mediante a prática d expansão dos direitos. É uma profissão regulamentada e que só pode ser exercida por assistentes sociais. O trabalho realizado por este profissional é remunerado, recentemente foi garantido a ele uma carga horária de 30hs semanais, possui competências e atribuições especificas, atuando nas mais diversas áreas, seja na iniciativa pública ou privada.

O Assistente Social realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social, além de propor medidas e políticas sociais. Planeja, elabora e executa projetos sociais. Presta consultoria a instituições públicas e provadas no que tange as questões sociais. Realiza estudos socioeconômicos, atua no magistério de Serviço Social, dentre outras atividades.

A prática profissional do Assistente Social é orientada por um Código de Ética, bem como por princípios firmados na Constituição de 1988. Portanto, é proibido a esse profissional praticar e ser conivente com condutas anti-éticas, crimes ou contravenções penais na prestação de seus serviços profissionais. É uma profissão que requer formação universitária e dispõe de autarquias que fiscalizam e orientam o seu exercício profissional.

O Assistente Social atua no campo das políticas sociais com o objetivo de viabilizar direitos da população: na saúde, na educação, na previdência social, na habitação, na assistência social e na esfera do trabalho. Atuam na justiça, nas Varas de Família e nas instituições do sistema penal e de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei.

Atenção: não se deve usar a expressão Serviço Social para identificar práticas assistenciais. Assistencialismo é o contrário da proteção social. É um acesso a um bem através da doação, neste caso não há garantia de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário