segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Terceirização no Brasil




A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta administrativa há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades, que não podem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.

A terceirização encontra sua origem durante a II Guerra Mundial, quando os Estados Unidos aliaram-se aos países europeus para combater as forças nazistas e também o Japão. Hoje, se investe em uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva à mudanças estruturais na empresa, a mudança cultural, procedimentos, sistemas e controles, capilarizando toda a malha organizacional, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia da empresa para a sua atividade principal.

Para tanto, o sucesso de sua aplicação está na visão estratégica que os dirigentes deverão ter quando de sua aplicação nas empresas, de modo que ela se consolide como metodologia e prática. A terceirização demonstra o fomento para a abertura de novas empresas, com oportunidade de oferta de mão-de-obra, restringindo assim, de certo modo, o impacto social da recessão e do desemprego.

No Brasil, a noção de terceirização foi trazida por multinacionais por volta de 1950, pelo interesse que tinham em se preocupar apenas com a essência do seu negócio. As empresas que têm por atividade limpeza e conservação também são consideradas pioneiras na terceirização de serviços no Brasil, pois existem desde, aproximadamente, 1967.

O Brasil é o grande mercado da Terceirização na América Latina, destacando-se como o país com melhor potencial de atração de empresas que queiram terceirizar serviços. As mudanças constantes do macro-ambiente exigem, cada vez mais, que as empresas projetem seus empreendimentos, tornando-os capazes de superar seus concorrentes, obtendo maior crescimento. É necessário e fundamental possuir o profundo conhecimento do ambiente interno e externo que estão inseridos, sendo possível apenas definir novas idéias.


Na verdade, a terceirização é um fenômeno que se estabeleceu nos meios empresariais de forma abrangente e que vem se solidificando cada vez mais. Tal feito interfere na clássica e pragmática relação de emprego, pois transfere a execução de certas atividades para outras empresas, visando ao incremento da competitividade pelo aumento da produtividade, que poderá possibilitar a redução de custos e o aumento de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário