quinta-feira, 14 de julho de 2011

ATITUDES PARA DIMINUIR OS IMPACTOS DA ROTATIVIDADE


Existem algumas atitudes que o gestor pode tomar para que se possa diminuir o índice de rotatividade na sua empresa, como por exemplo, o simples fato da empresa possuir um programa de Planejamento de Carreiras já é fator para a diminuição da rotatividade.

Outra atitude que precisa ser tomada é procurar saber como os funcionários estão percebendo a empresa em que trabalham. Uma pesquisa de clima pode ajudar nessa escuta, ou até mesmo chamá-los para uma conversa informal. Nessas conversas, é preciso deixá-los à vontade para falar e fazer perguntas sobre ações que podem ser feitas para melhorar o clima e aumentar a motivação.

Essa visão sobre como está o clima na empresa pode ser feita também no momento da entrevista de desligamento, assim haverá a oportunidade de perceber onde é preciso mudar. No momento em que um funcionário pede demissão, a empresa tem a oportunidade de conhecer pontos de melhoria importantes. É claro que existem exceções, mas em regra geral, os funcionários têm muito a falar sobre questões internas que podem estar sendo ignoradas pelos gestores.

Capacitar os funcionários também pode ser uma boa escolha, pois além de ser uma forma de melhorar o trabalho da empresa, é uma excelente ferramenta para reduzir a rotatividade de pessoas.

Além dessas ações, existem outras que podem ser tomadas para diminuir o índice de rotatividade, como por exemplo:

• Praticar o endomarketing;
• Motivar constantemente os funcionários;
• Pagar salários acima da média;
• Oferecer benefícios que melhore a qualidade de vida dos funcionários;
• Ter metas e objetivos realistas;
• Abrir um canal de comunicação para os colaboradores, onde eles possam expressar suas opiniões e sugestões sem terem o medo de serem repreendidos;
• Acima de tudo: tratá-los com respeito!


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