segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os erros mais comuns na entrevista de emprego

A revista EXAME.com divulgou uma pesquisa interessante acerca dos erros mais comuns que as pessoas costumam cometer durante uma entrevista de emprego. Achei interessante compartilhar com vocês.

Os erros mais comuns são:


  • Não saber nada sobre a empresa

Isso é mais comum do que imaginamos... pessoas vão as entrevistas sem saber ao certo do que se trata aquela empresa, então como se apresentar bem?
No mundo de hoje, onde a internet tornou-se acessível a todos, é o melhor canal para pesquisar acerca da empresa, conhecer que tipo de serviço ela oferta, qual a sua missão, visão, e, se trata de uma oportunidade de verificar se o que você procura está alinhado aos valores daquela empresa.

  • Não estar preparado para falar sobre si mesmo.
Em uma entrevista há, geralmente, uma série de outras pessoas concorrendo a vaga, portanto você precisa fazer o diferencial. em um exame de autoconhecimento, defina seus pontos fortes e fracos; liste suas conquistas profissionais e esteja preparado para deixar a sua marca!
  • Não ter perspectivas
Planeje seu futuro. Aquela frase que as vezes parece ser piegas: "Como você se vê daqui a cinco anos?" é mais usada e importante do que você imagina. Se você não sabe o quer daqui a 5 anos, não será o gerente da empresa que vai dizê-lo o que fazer. Tenha personalidade.
  • Olhar para o chão
Do que você tem medo? Não podemos negar que em toda entrevista existe um processo de ansiedade, natural! Mas não olhar as pessoas nos olhos demonstra insegurança, timidez, falta de confiança. Portanto, se esforce e se por algum motivo ainda não conseguir, há uma dica interessante (antiga, mas válida) procure olhar para a sobrancelha do entrevistador. Porém, cuidado! Todo excesso é prejudicial, afinal o entrevistador não vai te morder e se você se preparou não tem o que temer.

  • Chegar atrasado
Isso eu acho imperdoável. Sei que imprevistos acontecem, mas nesses casos não custa ligar e dizer que vai atrasar cinco minutinhos e dizer o real motivo. Mas para evitar esse tipo de constrangimento, procure se organizar um dia antes se possível, verificar como você vai chegar no local, que tipo de contratempos você pode evitar. Afinal é você quem precisa do emprego! Procure chegar ao menos 30 minutos antes do combinado.

  • Pouco interesse
Se você não tem interesse pela vaga de verdade, é melhor procurar outra opção. Do contrário você pode até mesmo fechar as portas da empresa pra você em futuras oportunidades. para demonstrar interesse faça perguntas inteligentes ao entrevistador. Perguntar o que ele espera de você, ou aspectos fundamentais do funcionamento da empresa, pode ser interessante. Só tome cuidado para não falar demais e assim, não dá espaço para o recrutador falar.

Espero que essas dicas tenham ajudado de alguma forma.

Um forte abraço e boa sorte

Danielle

Obs: Embora, os tópicos tenham sido divulgados pela revista eletrônica, os comentários foram formulados por mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário