segunda-feira, 18 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE!

O tema é muito discutido na mídia, em palestras, seminários; e tem se destacado como uma das competências que o profissional deve ter para se destacar em meio a um processo seletivo. Trabalhar em equipe é um exercício de paciência, comunicação e permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para propor e testar novas idéias.

O psicólogo Abraham Maslow constatou através de seus estudos que o indivíduo possuem vários tipos de necessidades. Uma vez descoberta essas necessidades, ele as destacou em uma pirâmide que representa uma escala de importância. Uma dessas necessidades se trata do relacionamento interpessoal, ou seja saber se relacionar com o outro e sermos aceitos por eles. Pode-se afirmar que sem isso o nosso trabalho se torna enfadonho e monótono.

Mas há uma diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe.  O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que em geral se reúnem por afinidades. No entanto, esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns  atuando no cumprimento de metas específicas. Ou seja, em uma equipe todos trabalham juntos para atingir  uma meta específica, fazer um bom trabalho.

Um equipe eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas. O trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado; pois não se trata de uma técnica administrativa e sim de uma princípio de gestão. Ele requer nivelamento de informações para que todos caminhem na mesma direção.

Uma das maiores riquezas no trabalho em equipe está na diversidade de contribuições, afinal é lógico que as pessoas não são iguais. Nesse sentido, opiniões, formações, ponto de vista, qualificações diferentes; só qualificam cada vez mais a natureza do trabalho a ser realizado. Ninguém pode acumular sozinho todas as áreas do conhecimento para garantir o melhor atendimento de nossas necessidades atuais.

É importante salientar que diferente do trabalho em grupo, em uma equipe cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. A equipe tem um objetivo em comum, mas desenvolvem metas coletivas que devem estar direcionadas ao alcance daquilo que foi determinado. Daí a necessidade do profissional de hoje procurar adquirir novos conhecimentos das mais diferentes especialidades que as novas tecnologias tem solicitado. Portanto, destaca-se hoje no mercado de trabalho aquele profissional que tenha conhecimento em outras línguas, em informática, etc. Para determinados cargos não basta que o profissional tenha somente o nível superior, mas que sejam especialistas, mestres ou até doutores.

Alguns autores relatam que o trabalho em equipe pode ser entendido como uma estratégia do homem para melhorar a efetividade do trabalho. Para alcançar essa realidade a equipe precisa saber a missão e visão da empresa, as metas e objetivos a serem alcançados (neste caso é preciso que a comunicação entre as pessoas seja bastante clara), respeitar a individualidade do outro (cada um tem seus talentos), estabelecer os papéis e funções de cada um, aprender a lidar com os conflitos (pois é inevitável os choques de opiniões); e realizar a avaliação e monitoramento dos trabalhos.


Portanto, saber trabalhar em equipe pode ser um diferencial de um sujeito para que ele se destaque no mercado de trabalho e se desenvolva profissionalmente. Mas convém destacar que trabalhar em equipe é muito mais divertido do que trabalhar individualmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário